quinta-feira, 17 de maio de 2012

CADEADOS PARA BAGAGENS

CADEADO TSA
Após os ataques do 11 de setembro, a TSA (Transportation Security Administration), um órgão americano de segurança nos transportes, passou a solicitar a utilização de cadeados homologados por ela e que permitam a sua abertura através de chaves mestras. A principal diferença deles, é que se um agente de segurança aeroportuário desconfiar de sua bagagem, ele verá o modelo de cadeado utilizado na mala e fará a abertura da mesma com uma chave mestra relacionada para fazer a vistoria, sem a necessidade de arrombar ou danificar sua bagagem. No passado, eles arrombavam sem a menor preocupação, e não se dão ao trabalho de chamar os viajantes para abrir a bagagem. 

Se possível, adquira esses cadeados nos Estados Unidos, pois custam menos que no Brasil. Normalmente, algo em torno de 8 à 12 dólares. Atualmente já encontramos com certa facilidade no Brasil, mas verifique a qualidade, marca e se há o símbolo padrão TSA emborrachado na lateral. Na parte inferior, deverá ter uma entrada para a inserção de uma chave e a numeração correspondente à ela, e evite os cadeados com o corpo plástico. A própria Samsonite comercializa esses cadeados que não são muito resistentes.

CADEADO AUXILIAR PARA BAGAGENS
Frequentemente escuto alguns clientes reclamarem que suas bagagens foram abertas por terceiros e tendo seus pertences furtados. Esse tipo de situação é facilitado inclusive pela própria bagagem. A Samsonite, por exemplo, possui apenas um código com 3 dígitos na parte central da mala.


Para resolver isso, basta construir um simples, barato e eficiente cabo de aço, para dificultar a abertura da mala, utilizando um cadeado homologado pela TSA, que é um cadeado que pode ser aberto pelas autoridades americanas e de alguns outros países, sem que danifiquem sua bagagem.


Basicamente, o cabo passa ao redor da mala e é fixado pelo cadeado, onde se consegue, mais um fator para dificultar a abertura. Quem abre bagagens nos aeroportos, certamente procura abrir as bagagens que demonstrem mais facilidade, para não perder tempo na ação e ser descoberto pelo sistema de segurança aeroportuário.

Itens necessários
  • Cabo de Aço - Procure comprar um cabinho de aço que seja emborrachado. Além de protegê-lo, a borracha impedirá que o cabo arranhe sua bagagem, caso ela seja do tipo rígida. Custo médio de R$ 1 o metro e você deve comprá-lo conforme o diâmetro da bagagem. Logo, não esqueça de tirar a medida antes da aquisição. 
  • Prensa Cabos - Dois (2) prensa cabos de alumínio. Essa pequena peça, possui um orifício, onde você irá passar os cabos para depois prensá-los, deixando-os fixados. Valor médio de R$ 0.70 a unidade.
  • Alicate  usado para a fixação dos cabos no prensa cabos.

Fabricando o cabo
  • Tire a medida precisa do cabo já envolvido na bagagem, não esquecendo de fazer a volta nas pontas, onde o cadeado será colocado;
     
  • Pegue um dos prensa cabos, passe o cabo de aço, faça a curva e introduza-o novamente no prensa cabos como na foto ao lado;
     
  • Pressione com um alicate o cabo no interior do prensa cabos até que este, venha a fechar completamente os orifícios por onde passam os cabos;
     
  • Faça o mesmo na outra extremidade, porém, coloque o cadeado, para que você consiga a medida precisa do cabo contornando a bagagem e regulando para mais ou menos, o posicionamento do prensa cabos a ser fixado.
     
  • Quando o cabo estiver pronto, é interessante que se passe um silver tape por cima do cabo, para evitar que fique à mostra e deixando o cabo sem mobilidade ao redor da bagagem.

Feito isso, sua bagagem terá um fator a mais para dificultar a abertura por terceiros.