sábado, 11 de agosto de 2012

ESTRANGEIRO USA BRECHA EM CUMBICA PARA ENTRAR ILEGALMENTE NO PAÍS


Uma brecha no sistema de segurança dos aeroportos internacionais brasileiros tem permitido que quadrilhas de tráfico de seres humanos entrem com imigrantes ilegais no País sem passar pelo controle da Polícia Federal e da Receita. Também há casos de muambeiros brasileiros que usam esquema semelhante para tentar escapar dos impostos. 

A falha acontece nos chamados voos de cabotagem, em que viagens domésticas partem de terminais internacionais, possibilitando que quem vem de outro país se misture aos passageiros domésticos e não seja fiscalizado.

Os clandestinos desembarcam em Cumbica apenas com a bagagem de mão. Ao se encontrarem no aeroporto com os coiotes, recebem deles uma passagem de voo doméstico comprada separadamente da passagem internacional. Depois que desembarcam do avião em outro Estado, mesmo no terminal internacional, saem do aeroporto mostrando apenas a passagem. Quando são descobertos, inventam que vieram pedir asilo no Brasil, mas a suspeita da Polícia Federal é de que os clandestinos sejam aliciados para exploração sexual e trabalho escravo como forma de pagamento das despesas dessa viagem ao crime organizado.

"Fiquei surpreso com a organização. Eles estão vindo de avião em um voo da China até Dubai (Emirados Árabes). De lá, vêm a São Paulo e driblam a imigração, cortando caminho e indo para os voos domésticos. Seguem então até o Rio, de onde pegam um ônibus e voltam a São Paulo", afirma o delegado federal André Luiz Martins Epifânio.