terça-feira, 19 de junho de 2012

IPEM ENCONTRA BALANÇAS DESREGULADAS NO CHECK-IN (SP)

Uma operação realizada na quarta-feira passada (13) pelo Instituto de Pesos e Medidas do Estados de São Paulo (Ipem-SP) constatou erros em centenas de balanças utilizadas no check-in de passageirosnos aeroportos de Congonhas e Guarulhos, em São Paulo. Em Cumbica, dos 200 instrumentos verificados, 30 estavam desregulados. Em Congonhas, das 37 balanças fiscalizadas, 14 estavam irregulares.


Segundo o instituto, os maiores erros encontrados foram balanças que pesavam 3,5 quilos a mais e 7,5 quilos a menos. Os dois instrumentos são do Aeroporto de Guarulhos. “Balanças que registraram peso inferior ao real peso da bagagem se tornam um risco para o consumidor, pois os aviões acabam decolando com peso acima do estimado”, alerta o superintendente do Ipem-SP, José Tadeu Rodrigues Penteado.

No dia da operação foram checadas 237 balanças nos dois aeroportos e 44 estavam irregulares. Dessas 44, 33 foram interditadas e foram lavrados autos de infração para 36. As oito restantes os fiscais do Ipem-SP não conseguiram nem mesmo acionar o funcionamento. As multas aplicadas pelo instituto variam entre R$ 100 e R$ 1,5 milhão. Os autuados têm o prazo de 10 dias para apresentar defesa administrativa.

Erros foram encontrados em balanças da Tam e da Gol nos dois aeroportos. Avianca, Iberia, Air France e Alitalia também estavam com instrumentos irregulares em Guarulhos.